6 dicas para prolongar a vida útil do frigorífico

cuidados a ter com o frigorifico

6 dicas para prolongar a vida útil do frigorífico

O frigorífico é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa. Ajuda a preservar os alimentos por mais tempo, além de os manter bem frescos nos dias de maior calor. Por ser tão útil, é normal que entre em desespero quando avaria. Hoje vamos dar-lhe 6 dicas para evitar avarias no frigorífico e que vão ajudar a mantê-lo em bom estado por mais tempo.

1. Mantenha as borrachas limpas

As juntas ao redor das portas impedem que o ar frio saia, mas algumas impurezas podem acumular-se e impedir uma boa vedação. Se as portas não fecham totalmente, o compressor vai trabalhar em esforço, o consumo de energia aumenta e a vida útil do aparelho diminui.

Limpe as juntas com uma esponja ou pano húmido sempre que notar alguma sujidade. Assim garante o bom estado das borrachas além de evitar maus odores no frigorífico. Aproveite esse momento e verifique o estado das borrachas: se nota alguma fenda, é recomendado substituí-las o quanto antes.

2. Limpe o orifício do dreno

O orifício de drenagem é o local por onde a condensação sai do frigorifico e é posteriormente evaporada pelo calor do compressor.

No entanto, alguns alimentos (como uma ervilha, por exemplo) podem cair e sem que se aperceba, entopem o dreno. Muitas vezes este é o motivo de haver saída de água pela frente do frigorífico. Se o orifício estiver bloqueado, utilize algo como um espeto para espetadas ou uma agulha de croché para desobstruir o dreno.

3. Deixe espaço para a circulação de ar

Para que consigam funcionar corretamente, a maioria dos frigoríficos necessita de espaço livre à sua volta para que haja circulação de ar. Por esse motivo, se tem um armário por cima do frigorífico, lembre-se que deve deixar espaço de folga para que haja fluxo de ar.

Não sobrecarregue o topo do frigorifico com outros objetos, principalmente para que não haja obstrução da circulação do ar.  Verifique o manual de instruções do seu equipamento e siga as recomendações da marca.

4. Atenção à localização

Outro aspeto a ter em conta para prolongar a vida útil do frigorífico é a sua localização do equipamento. O calor pode prejudicar o funcionamento deste eletrodoméstico, uma vez que exige maior esforço do compressor para manter a temperatura baixa no interior.

Além de aumentar o esforço do frigorífico, vai aumentar o consumo energético. Por estes motivos, deve evitar colocar o frigorífico junto ao forno ou fogão, assim com num local com exposição solar direta.

5. Troque os filtros

Quando o frigorífico tem filtros de água ou filtros de ar, a recomendação da maioria das marcas é que faça a troca dos filtros a cada seis meses. Desta forma conseguirá otimizar o funcionamento do dispensador e garantir que a água é limpa e filtrada.

6. Verifique se há sinais de problemas

Por último, esteja atento a sinais de alerta. A porta não fecha completamente? Ouve um ruído mais intenso do que o normal ou um som como “bip bip”? Outro sintoma de que algo não está bem é haver vestígios de óleo à volta do compressor ou das tubagens: é sinal de que existe uma fuga do gás refrigerante.

Não ignore estes sintomas, pois podem resultar numa avaria mais grave. Solicite ajuda de um técnico especializado para verificar o eletrodoméstico e resolver o problema.

Em suma, ter alguns cuidados com o frigorífico vai trazer-lhe benefícios a longo prazo. A manutenção regular permite prolongar a vida útil do frigorífico, enquanto ajuda a poupar na conta da eletricidade. Se necessita de alguma peça ou acessório, na Electromáquinas vai encontrar tudo o que procura para o seu eletrodoméstico.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil! Leia outros artigos do nosso blog para mais dicas.